No começo achei
que ia ser difícil convencer meu marido a ir a um autêntico afternoon tea ou
chá das cinco inglês. Mas como ele costuma embarcar nas minhas idéias - e eu
nas dele, vide visitas a estádios de futebol e afins - acabei conseguindo o que
queria. E posso dizer que foi uma experiência bacana e super diferente para um
casal como nós, que não tem o costume nem mesmo de beber café, o que dirá do
chá.
Eu fiz uma pesquisa básica pelos blogs sobre como acontece exatamente o "ritual", procurei os mais elogiados e dispensei aqueles em que teríamos que ir vestidos com trajes elegantes (o do Ritz, por exemplo). Há quase um mês na "estrada" e carregando mochilão nas costas fica complicado ter disponíveis sapatos e roupas sociais - e desamassadas ainda por cima.
Apesar de não ser um programa barato para o bolso dos brasileiros (de renda média, claro), muitos escolhem os chás mais badalados, independente do valor final da conta. Mas a verdade é que existem dezenas de afternoon teas sendo servidos em Londres, alguns a preços bem mais em conta.
Acabei reservando no cinco estrelas Athenaeum Hotel, na Piccadilly, em Mayfair, que foi eleito o melhor do ano passado - Top Afternoon Tea Place 2012, segundo avaliação do The Tea Guilde Awards of Excellence. Parece que eles avaliam a experiência como um todo, desde a qualidade e sabor da bebida e dos quitutes até a competência e o conhecimento do staff sobre o chá.
Já o The Tea
Guilde Awards of Excellence de 2013 elegeu como grande vencedor desde ano o The
Goring Hotel, mas o Athenaeum continua figurando na lista dos melhores. Quem quiser pode
conferir no site oficial.
Fizemos as reservas pelo próprio site do
hotel cerca de 1 mês antes. Colocamos uma roupa mais arrumadinha e
chegamos ao local faltando poucos minutos para o horário marcado. Aguardamos um
pouco no lobby e fomos convidados a entrar. Nos colocaram numa área super
aconchegante, com mesinha baixa e espaço para cerca de 5 pessoas. Logo me
imaginei com minhas BFF'S ali.
A garçonete veio com uma caixa linda com grande variedade de sabores de chás. Nunca me imaginei dizendo isso, pois sempre achei essa bebida mega sem graça. Mas "aquilo" que eu experimentei ali tinha um sabor totalmente diferente dos chazinhos do armário aqui de casa. Até a cor era bonita, bem rosa.
A garçonete veio com uma caixa linda com grande variedade de sabores de chás. Nunca me imaginei dizendo isso, pois sempre achei essa bebida mega sem graça. Mas "aquilo" que eu experimentei ali tinha um sabor totalmente diferente dos chazinhos do armário aqui de casa. Até a cor era bonita, bem rosa.
Além dos chás, os atendentes serviram cinco variedades de sanduíches pequenos de pão de forma e quando acabaram levaram outra rodada. Gostosinhos, mas nada excepcional. Aí então vieram as opções doces, servidas naqueles pratos de 3 andares, com alguns bolinhos e os famosos scones, que eu amei. A geléia de frutas vermelhas foi a melhor que já comi na vida!
Enquanto isso, os funcionários vinham preparar mais chá e servir em nossas xícaras. Para finalizar, um carrinho repleto de sobremesas para a gente escolher o que quiséssemos. Como já estávamos sem fome, só pedimos alguns poucos docinhos pequenos.
Há também a possibilidade de incluir uma taça de champanhe no "pacote". Outro detalhe importante é que o chá tem hora para acabar. Isso mesmo, você não pode chegar e ficar uma eternidade lá dentro. No entanto, achei que a coisa fluiu muito naturalmente e que o tempo foi mais do que o suficiente.
Bem, participar de um chá das cinco foi o momento mais "britânico" de nossa estada em Londres. Se um dia voltar a visitar a cidade, talvez deixe passar o programa. Tem muitas outras coisas para se fazer por lá.
Mas tenho que
dizer que curti muito nossos momentos de total imersão na cultura e tradição do
povo inglês. Ah! E me senti uma lady. Só faltou o colar de pérolas. Verdadeiras obviamente.
super me incluindo no chá das BFF´s!
ResponderExcluirSem vc nao teria graça, ne!!??
ExcluirBjjjj
Ai, minha cara esse teu post do chá das cinco, Ana Paula!!! hahaha!
ResponderExcluirEu já adoro esse tipo de programa, marido também... temos uma meta de sempre conhecer o máximo de cafeterias nos nossos destinos! Um vício, e os chás entram nessa ondinha! Adorei o roteirinho, pelo jeito eles são super organizados conforme distribuem os chás e as delícias! Já ouvi falar muito do Ritz em outros blogs, acho que pagam pelo requinte!
Ai, não vejo a hora de quitar carro, casa, faculdade e poder ganhar o mundo! Hahaha!
Beijos mil,
Ótima semana pra ti!!!
Nine querida, nem me fale em prestações... Quase estouro um champanhe cada mês que pagamos um boleto desses rsrsrs.
ResponderExcluirVc com certeza ia amar esses chás. Mts brasileiros nao vao, por achar meio caro e tal. Mas p mim e Edu valeu mt. Uma experiência diferente e gostosa.
Em breve vc estará na estrada (ou aeroportos) desse mundao!!!
Bjssss