terça-feira, 21 de junho de 2011

Montevidéu







Eu viajei para o Uruguai em dezembro de 2009. Na ocasião experimentei a melhor carne bovina da minha vida. E olha que não sou muito chegada a carnes em geral não...




Meu marido e eu passamos 10 dias divididos entre Montevidéu, Colônia Del Sacramento e Punta Del Este. Não preciso nem dizer que esperávamos com mais animação pelos dias que passaríamos sob o sol de Punta. Porém a capital deste pequeno país não deixou nada a desejar.

Como a gente ficaria poucos dias lá e tínhamos alguns pontos do programa de fidelidade de Accor escolhemos ficar no Ibis. O hotel, localizado em frente ao Rio da Prata, tem uma tarifa bem convidativa e segue o jeitão básico da rede com quartos muito conservados, recepção, bar e restaurante bonitinhos e um café da manhã super bacana.




Passamos três noites em Montevidéu e aproveitamos para caminhar bastante no longo calçadão que margeia o Rio da Prata. Outro passeio legal, principalmente para o meu marido, foi a visita ao Estádio Centenário. Apesar do museu do estádio ser bem simples, guarda verdadeiras relíquias (bolas, chuteiras, uniformes, fotografias) que os fãs do futebol certamente irão amar. Quanto ao Estádio em si eu achei um tanto quanto mal cuidado e até um pouco decadente. Pelo seu valor histórico merecia mais atenção dos responsáveis por ele.






Depois de ler diversas resenhas, depoimentos e comentários no site Mochileiros, resolvemos dedicar uma noite ao Bar Fun Fun. Aos poucos o lugar foi enchendo até não sobrar uma só mesa. Assistimos a um show de música latina que valeu muito a pena e experimentamos alguns dos pouquíssimos itens que constam no restrito cardápio. A comida era fraca e o povo parecia se animar mesmo com a Uvita, bebida alcoólica a base de uvas servida em pequenas doses, como a tequila.




O Mercado Del Puerto foi o ponto alto da nossa estada em Montevidéu. Lá experimentei a tal carne maravilhosa acompanhada de papas fritas. Só ficava lembrando do meu cunhado - a pessoa mais carnívora que existe - e lamentando que ele não estivesse conosco.






Almoçamos ali dois dias seguidos. Escolhemos os restaurantes El Palenque e El Peregrino. Ambos muito bons. No interior do Mercado pudemos assistir ao preparo das mais diversas peças de carne (parrilla) expostas para quem quisesse ver e provar.




Também conseguimos fazer durante nossa estada na cidade uma visita guiada ao Teatro Solis. Infelizmente não assistimos a nenhum espetáculo, mas pelo menos deu para apreciar a beleza rica do seu interior. A fachada também é um luxo! 






Anotações:

Eu achei o povo uruguaio bonito e em forma (mulheres magras e belas), além de educado e simpático.

Nos arredores do Mercado Del Puerto diversas lojas vendem roupas, empanadas, artesanatos, vinhos e alfajores.

As pessoas andam nas ruas segurando garrafas térmicas para degustar seu mate com a maior naturalidade.

O Bar Fun Fun com sua decoração ao mesmo tempo confusa e original é uma atração turística de Montevidéu.

Patricia é o nome da cerveja mais famosa do Uruguai. Não experimentei, mas meu marido aprovou!