quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói




Meu irmão João que mora em Brasília veio passar uns dias comigo e eu perguntei o que ele gostaria de fazer para se divertir com a irmã mais velha, que tem mais que o dobro de sua idade. Achei muito fofo quando ele respondeu direto e reto, do alto dos seus 14 anos completados recentemente: “quero conhecer o museu”. O museu a que ele referia era o MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, obra do genial Oscar Niemeyer e marca registrada da cidade.

Tiramos dezenas de fotos no interior e na parte externa, que por sinal é a coisa mais linda. O moleque achou o MAC o máximo, prestou atenção em cada detalhe, admirou a vista, fez perguntas sobre a história do museu (muitas eu não soube responder...), se impressionou com a quantidade gringos e com o luxo dos edifícios em frente.

A gente sempre fala (e escreve!) sobre as cidades alheias, então de vez em quando vale a pena enaltecer o que nossa própria terra tem de bom. Para quem vem ao Rio de Janeiro a turismo, eu indico uma visita ao MAC e, se der tempo, incluindo um café da manha ou almoço no seu bistrô.