sábado, 2 de novembro de 2013

Viena - Experimentando a Torta Sacher e o Schnitzel


Para ser bem sincera eu nunca tinha ouvido falar nessa torta antes de iniciar minhas pesquisas sobre Viena. E olha que sou apaixonada por sobremesas!

Tão logo eu soube da existência do doce mais famoso do país eu incluí no nosso roteiro uma parada básica no Hotel Sacher, que seria o “dono” da receita original.


A torta de chocolate bem escuro e meio amargo é servida com uma porção de creme de chantilly e uma plaquinha de chocolate com o nome do doce. A fatia não chega ser tão generosa, mas também não diria que é pequena. 


Realmente o salão de chá é muito bonito. Imagino que se hospedar ali deva ser o máximo. Mas a verdade é que não achei a torta essa maravilha toda. Esperava mais. Talvez seja por meu paladar estar mais acostumado com o nosso bolo brasileiro, recheado com o bom e velho brigadeiro.

A Demel é outro lugar famoso pelas gostosuras típicas e internacionais. Instalada num prédio imponente, super bem localizado, a confeitaria vende no seu primeiro andar várias gostosuras para levar de presente. Ao subir para o salão de chá a gente passa pela cozinha envidraçada onde os chefs prepararam os doces.


Nós comemos o apfelstrudel e a cheesecake de morangos. Os dois estavam perfeitos!




E não tinha como ir embora da Áustria sem experimentar um dos seus pratos mais famosos: o schnitzel, que já conhecia de nome e fotos (minha irmã morava na Alemanha e me “apresentou” a ele).




Tinha lido em diversos lugares que o melhor restaurante para comer schnitzel é o Figlmüller. Então, depois de uma fila chatinha, no frio de dezembro, finalmente conseguimos uma mesa. O bife de carne de porco, estilo a milanesa, parece enorme a primeira vista. Realmente é grande, mas por outro lado é bem fininho. Vem servido com uma salada de batatas bem gostosa.

Notinhas...

Viena conta com muuuuuuitas confeitarias, daquelas super fofas e convidativas. A torta Sacher pode ser encontrada na maioria delas, assim como diversos outros doces e salgados.

A loja Manner, pertinho da catedral, em Stadtplatz, vende chocolates, bolinhos e biscoitos bem gostosinhos. Vale levar alguns para casa e para os familiares.

As lojas de souvenirs vendem aos montes chocolates temáticos de Mozart.