terça-feira, 19 de novembro de 2013

Explorando os mercados de Londres




Sem deixar de lado os spotlights em nossa primeiríssima vez em Londres, uma coisa era certa: a visita aos famosos mercados da cidade. Antes de embarcar eu consegui um mapa ilustrado bem bacana com todos eles, suas localizações e os dias da semana em que acontecem. Fui inserindo alguns em nosso roteirinho de 6 dias e curtimos bastante.

Apple Market - Fica no Covent Garden, bairro que amamos, pertinho do nosso hotel. Eu entrei em varias lojinhas legais e só não dei uma conferida na vistosa paella gigante preparada e vendida no local porque não curto arroz. Vende artesanato, artigos lindinhos para decorar a casa e muito mais. Todos os dias.








Borough Market - Mercado voltado para quem gosta de gastronomia e de experimentar coisas diferentes, embora tenha muito do básico também. Relativamente pequeno, sem muito conforto para sentar e comer com calma. Experimentamos - na barraca mais concorrida, diga-se de passagem - umas tortas de frango, estilo da vovó, quentinhas e deliciosas. 







Camden Lock - Minha irmã passou um tempo em Londres estudando e trabalhando e sempre me falava muito desse bairro e desse mercado. Minha mãe também esteve lá e adorou. Então eu tinha que ir! Acontece aos sábados, em Camden Town e reúne músicos de rua, lojas de piercings e artigos moderninhos, roupas, sapatos, pirulitos de maconha... Tem muitas barraquinhas, incluindo uma com o tradicional churros de doce de leite brasileiro. Compramos bandeirinhas do Reino Unido e da Inglaterra para costurar na mochila, além de alguns souvenirs.





Portobello Road Market - Esse era o que eu mais queria ver de perto. Tudo porque acontece em Notting Hill, bairro onde foram rodadas cenas do filme com Júlia Roberts. E que fã da atriz musa não ia querer entrar na livraria onde Hugh Grant trabalhava? Pois bem, eu não só entrei como comprei 2 livros, tirei fotos na porta e agradeci - e muito! - a Papai do Céu por essa alegria na minha vida. 
Chegamos até a Portobello Road após uma pequena caminhada vindos da estação Notting Hill. Durante toda a extensão, a rua fornece lojas de decoração, antigüidades, acessórios, restaurantes. E tem também muitas barracas vendendo roupas, CD's, crepes de Nutella... Saimos de lá com os livros, um vestido e 2 CD's. Dicas: Arancina (pizzaria), o mercado acontece apenas aos sábados, a livraria do filme (The Notting Hill Bookshop) fica numa rua quase na esquina da Portobello.

Enfim... Esses são pequenos exemplos dos diversos mercados que acontecem na linda Londres. Acho importante confirmar os dias da semana e os horários de funcionamento.

Para uma primeira vez na cidade, que é enorme e com muitas atracões, acho que fizemos um bom trabalho. Mas numa próxima oportunidade pretendo conhecer outros, em especial o Brick Lane Market, que estava em nossos planos, mas teve de ser excluído por total falta de tempo.