quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Praga: Ponte Carlos e Malá Strana

Ponte Carlos ou Karluv Most

Ponte Carlos vista do alto de sua torre

Turistas enfrentam o frio para admirar as
 esculturas da ponte

Noiva (de casaco!) faz pose 
na Ponte Carlos

Depois da travessia, chegamos ao distrito 
de Malá Strana


Turisticamente falando, eu achei Praga uma cidade muito fácil de ser visitada. A gente não precisou cruzar “meio mundo” para chegar em alguma atração famosa, não enfrentamos filas intermináveis e também não pagamos ingressos a preços abusivos.

Um dos principais pontos turísticos é 100% gratuito e super interessante: a Ponte Carlos (Karluv Most). Mas engana-se quem pensa que se trata de uma ponte qualquer, apenas visualmente bonita, com aquele apelo tipicamente europeu. A Ponte Carlos reúne em sua extensão uma série de obras de arte, prontinhas para serem apreciadas.







A ponte liga a Cidade Velha a Malá Strana, começou a ser construída em 1357, e recebeu esse nome em homenagem ao seu idealizador, o imperador Carlos IV. Em seus 516 metros de comprimento estão expostas nada menos do que 30 esculturas.

A mais célebre é a de São João Nepomuceno, padroeiro da Boêmia e figura importante na história de Praga. Diz a literatura que o então padre Nepomuceno se negou a contar ao Rei Venceslau IV (filho de Carlos IV) o teor das confissões de sua esposa. Em represália, a majestade mandou queimar e arrastar o religioso, para então jogá-lo do alto da ponte nas águas do Rio Vltava ou Moldavia. A tradição conta que 5 estrelas surgiram no ponto onde ele foi afogado.

Depois da travessia – a Karluv Most somente permite pedestres – chegamos a Malá Strana, um distrito super bacana, onde eu mal podia esperar para conhecer a Catedral do Menino Jesus de Praga. A igreja em si, apesar de bonita, não tem aquela suntuosidade comum nas basílicas da Europa. Mas é super procurada por peregrinos e devotos.

Menino Jesus de Praga

Troca da Guarda

Castelo de Praga

Catedral de São Vito no Castelo de Praga

Castelo de Praga


Fiquei muito orgulhosa quando na Igreja do Menino Jesus de Praga me deparei com a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida, com a bandeirinha do Brasil e tudo! J   Pelo que eu li no site da Canção Nova, essa santinha foi recebida pela igreja tcheca em 2007.

Ainda em Malá Strana, talvez a atração mais concorrida seja a visita ao Castelo de Praga. Eu imaginava que este fosse como o Castelo de Edimburgo, com visual, arquitetura e atmosfera de castelo de filme. Mas na verdade, trata-se de uma big construção que engloba a estonteante Catedral de São Vito (melhor parte deste passeio), a Catedral de São Venceslau, além de galeria, pequeno bairro de casas, torres, entre outros.

A Catedral de São Vito (Katedrála svatého Víta) esta entre as mais importantes da cidade e na minha opinião é a mais bonita. Em estilo gótico, começou a ser construída em 1344 e chama a atenção por suas torres e afrescos. 

Take a note:

Informações mais detalhadas sobre o Castelo de Praga, como atrações, preços e horários (incluindo o da Troca da Guarda) podem ser obtidas no site http://www.hrad.cz. 



Nas extremidades da Ponte existem torres abertas a visitação. Apesar do frio louco e da chuvinha fina que caia, foi bem legal, pois localizamos alguns pontos lá do alto e fizemos muitas fotos.

Tentamos conhecer o Museu de Franz Kafka, mas deixamos para o ultimo dia de viagem e eles não aceitaram nossos dólares, apenas moeda local. No lugar pode-se comprar uma das obras do escritor, que teve seu trabalho reconhecido apenas depois de sua morte.



Fomos conhecer também o colorido Muro de John Lennon. Tem desenhos, assinaturas e pichações pregando a paz.





Achei muito lindo um canal em Malá Strana, que cruzamos para chegar a Ponte Carlos, na volta para a Cidade Velha. Tinham alguns barquinhos e tudo! Os casais apaixonados podem deixar ali um cadeado do amor com suas inicias.



Acho que falei o principal sobre Praga. Faltam agora minhas dicas de restaurantes e hospedagem.


XOXO

2 comentários:

  1. olá,

    gostei mt do relato.
    ql a data da viagem?
    percebi q foi bem frio.... irei em dez/2013.

    obg e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estivemos em Praga nos últimos dias do mês de novembro.
    Estava bem frio sim. Em 2 noites chegou a cair uma neve bem fininha. Mas foi por pouco tempo.
    Leve casacos e acessórios de frio :)
    Boa viagem!
    Ana Paula

    ResponderExcluir