segunda-feira, 18 de março de 2013

O estilo medieval de Toledo








Eu sabia muito pouco sobre Toledo. Até que um amigo definiu-a como “A Cidade das Espadas”. E olha que ele tinha razão! São espadas de todos os tipos e tamanhos, além de armaduras e facas de aço. Me senti em Game of Thrones :).

Outra curiosidade interessante é que Toledo é banhada pelo Tejo. Isso mesmo, o famoso rio que embeleza ainda mais a já ultra linda Lisboa. Apesar de muito associado a Portugal, o Tejo nasce na Espanha. E vamos ser justos. De todos os rios que eu vi na Europa, esse é disparado o mais bacana. Um azul tão infinito...

 
 

Toledo está a uma distancia mínima de trem de Madri, em menos 30 minutos você chega lá. Com isso tornou-se um destino muito procurado para bate e voltas. No entanto, eu e meu marido optamos por passar uma noite por lá e, de verdade, não nos arrependemos.

Há necessidade do pernoite em Toledo? Para ser honesto, não. Mas mesmo assim eu indico para quem não estiver muito na correria, pois foi realmente muito gostoso sair um pouco do agito de Madri e passear numa boa sem se preocupar com o ponteiro do relógio.

 



 
 
A Catedral de Toledo é uma atração a parte. Gótica, enorme, rica e suntuosa, atrai uma legião de turistas. A aula de cultura que recebemos no tour não teve preço.  Acho que talvez seja a igreja mais bonita que já vi em toda a minha vida. Fica no patamar da Basílica de São Pedro ou da Catedral de Notre Dame. Algo realmente impressionante.

Também imperdível é a Igreja de São Tomé, onde aproveitei para acender uma vela para Nossa Senhora e ainda conheci a célebre pintura de El Greco, O Enterro do Conde de Orgaz (pena que não pode ser fotografado). Por falar no artista, foi em Toledo que ele passou seus últimos anos, por isso ele é um personagem tão marcante na historia da cidade.




 
Como nosso hotel ficava fora da parte histórica, encaramos uma caminhada de 15 minutos e atravessamos uma ponte medieval que liga os arredores ao centro propriamente dito. Rende fotos e mais fotos!

O damasquino, técnica típica da região, é utilizado por artesãos muito talentosos. Munidos com fios de ouro, eles criam detalhes decorativos incríveis em souvenires e jóias que o visitante pode levar para casa a um preço não muito barato. 


 
 

 
Passamos também pelo Museu do Exercito e pela Sinagoga de Santa Maria de La Blanca. A verdade é que Toledo tem muitas atrações, mas o mais gostoso mesmo foi andar - e se perder - pelas ruazinhas estreitas de seu centro histórico.
 
Como chegar:
 
Madri-Toledo, pela Renfe, na Estacão Atocha.  
 
Onde ficar:

AC Hotel Ciudad de Toledo by Marriott

Minha intenção inicial era ficar no Centro, mas depois de muita pesquisa fiquei com a impressão de que os hotéis de fora eram de melhor qualidade.
Acabamos fechando com o AC Hotel Ciudad deToledo by Marriott, que fica numa área super calma, tem quarto charmoso, uma vista estonteante para o Centro e ótimo café da manha. Perfeito para um pouco de romance!