Por impulso total meu marido e eu
compramos passagens Rio-Cidade do México DF / Cidade do México DF-Rio, pela
Tam, sem raciocinar que além da capital, queríamos conhecer as ruínas e praias
da Riviera Maia.
Como os tickets estavam com um
bom preço nem nos incomodamos muito por não termos adquirido todos os trechos
numa mesma passagem, o que seria o mais correto.
Precisava encontrar uma companhia
aérea mexicana com valor mais em conta e boa reputação (nada de atrasos,
cancelamentos, etc). Recebi as seguintes indicações: Aeromexico, Volaris,
Interjet e Viva Aerobus.
Pelo Skycanner, vi que a Volaris
tinha o melhor preço. Então, depois de ler vários elogios sobre essa cia,
fechamos nossa compra pelo seu próprio site da Volaris.
Cerca de um mês antes da viagem,
recebemos um e-mail dizendo que nosso vôo Cancun-Cidade do México DF seria
antecipado das 7h20 da manhã para as 3h39 da madrugada. Considerando que
devíamos chegar ao aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência, ficaríamos
virados, sem dormir e ainda perderíamos nossa última noite na cidade.
Para piorar, chegaríamos na Cidade do
México super cedo e teríamos que mofar, sem banho, arrastando malas pesadas, até as
17h00, horário do nosso voo de volta para o Brasil.
Chateada tentei telefonar para a
Volaris algumas vezes sem sucesso. Escrevi então um e-mail enorme pedindo
alguma providência. Dias depois um funcionário nos telefona, mas não estávamos em casa. Ele liga então para o celular do meu marido, que não atende.
Enfim, muito desencontro...
Resolvemos desencanar e tentar
resolver em solo mexicano. Chegando lá, o que um funcionário nos sugeriu foi
receber um voucher para algum hotel no aeroporto de DF, onde poderíamos tomar
um banho e descansar. Mas ainda assim, não era o que a gente queria.
Seguimos viagem e quando já
estava quase desistindo e me preparando para aceitar a oferta do voucher (que
por sinal não era 100% garantida), resolvi telefonar. Levei meu computador para
o lobby do hotel de Cancun e recebi a ajuda de uma camareira e de um garçom para
entender o espanhol.
A ligação caiu umas 5 vezes, sem
exagero. Voltei para o quarto e resolvi tentar uma última vez. Dessa vez
consegui que alguém me atendesse em inglês. Com os dedos cruzados para a
ligação não cair, expliquei toda a situação e o atendente, sem criar a menor
dificuldade, comprou comigo na linha uma nova passagem, para nós dois, num bom horario, para o
dia seguinte, com a concorrente deles, a Interjet.
Volaris
Mesmo com todo o estresse eu
fiquei muito impressionada, pois eu d-u-v-i-d-o que qualquer companhia aérea
brasileira que cancelasse ou alterasse o horário do meu voo, me recolocaria em
outra cia, pagando pelo meu ticket.
Apesar do contratempo, que
poderia ter sido solucionado semanas antes caso tivéssemos atendido a ligação
da cia, eu gostei da Volaris.
Ponto negativo: a bagagem de mão
permitida é de dimensões bem menores do que qualquer outra cia que eu tenha
voado. Eles permitem uma bolsa de mão, tipo malinha sem rodas. Ou aquelas malas
de rodinhas beeeeem pequenas, tamanho infantil. Resultado: eu e quase todos na
fila tivemos que pagar taxas extras pelo volume.
Interjet
O vôo saiu sem atrasos, que era o
que mais me preocupava. O serviço foi muito bom e eu e os demais passageiros
embarcamos com nossas malas de rodinhas de mão tamanho padrão sem nenhum
transtorno.
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