sábado, 31 de março de 2012

Buenos Aires






No inicio de 2006, quando marcamos a data do casamento, nossa primeira opção de lua de mel foi Fernando de Noronha. Sempre achei e continuo achando que esse seja um destino top, no nível de Paris e Veneza. Levantamos valores e chegamos a conclusão de que seria inviável. Os hotéis realmente bons são caríssimos.

Começamos então a pensar em outros destinos até que meu então noivo (palavra brega!) teve a idéia de irmos para Bariloche, na Argentina, conhecer a neve (esse era um sonho nosso). Como chegaríamos bem no início de setembro, a temporada de ski ainda estaria a todo vapor. Não nos arrependemos da nossa escolha, pois para mim não há lugar mais romântico do que essa cidadezinha localizada na bela Patagônia.



Mas obviamente não tinha como voltar ao Brasil sem antes passar por Buenos Aires. Amei assistir ao show de tango, comer alfajor Havanna, andar a pé pela Recoleta e curtir o fim de tarde no Puerto Madero.



Desde então a gente sempre fala de voltar a Bariloche, mas como há a limitação sazonal – só queremos ir para lá no inverno – esse plano vem sendo adiado. Também tínhamos em mente visitar Buenos Aires outra vez no frio, mas como lá não tem neve mesmo, acabamos programando uma viagem em família (com meus sogros e cunhados) para a cidade nesse último carnaval.

Estranhei um pouco porque a percepção da cidade foi bem diferente. Na nossa primeira vez, não era feriado na Argentina, então as ruas estavam cheias, com gente indo e vindo do trabalho, mulheres maquiadas e bem vestidas com seus sobretudos pesados para agüentar as temperaturas baixas. Sem falar nos lindíssimos dias de céu azul que ganhamos de presente.



Dessa vez, pouco andamos a pé - respeitando a idade do meu fofo sogro, que já é avô - enfrentamos um calor forte na chegada e não demos tanta sorte com o tempo, que ficou nublado na maior parte da viagem (e como perdem a beleza as fotos, meu Deus!).   

Abaixo, uma lista dos lugares por onde passamos:

Palermo Soho: Logo no nosso primeiro dia percorremos algumas ruas desse bairro bonito e com muito estilo. Entramos em várias lojas de sapatos, bolsas e roupas. Correspondeu a todas as coisas legais que eu havia lido sobre ele.

Casa Rosada: Antes o turista tinha que se contentar em olhar a Casa Rosada apenas de fora. Mas hoje é possível fazer uma visita guiada e conhecer o interior da bela construção que data de 1882. Gostei muito!




Catedral Metropolitana: Em frente a Plaza de Mayo, junto da Casa Rosada e do Cabildo. Uma suntuosa igreja católica, com detalhes riquíssimos, porém muito abandonada, com moradores de rua e sujeira espalhada em sua entrada.


Plaza de Mayo: Por ali estão alguns dos principais pontos turísticos da cidade (Casa Rosada, Catedral Metropolitana e Cabildo). Com certeza você já ouviu falar dessa praça por conta das Mães de Mayo, que se reúnem semanalmente no local desde a década de 70 com cartazes e fotos dos filhos desaparecidos na ditadura militar.


La Bombonera/Museo de La Pasion Boquense: Já conhecia esse museu e notei uma certa degradação passados 5 anos e meio da primeira vez que pisei ali. Para os fãs do futebol, um bom passeio, que pode terminar com uma super vista do Estádio.





La Boca/Caminito: Muitas e muitas lojas de lembrancinhas, dançarinos de tango ganhando uns trocados por fotos com turistas, restaurantes, arte vendida nas ruas e a mais original loja da Havanna.


Café Tortoni: Muito mais do que uma típica confeitaria portenha. Um verdadeiro ponto turístico! Bonito e concorrido, o Café Tortoni é considerado por Patricia Shultz como sendo um dos 1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer.


Show de tango no Café Tortoni: Na minha lua de mel fomos conferir o espetáculo grandioso do Señor Tango, o que foi ótimo. Dessa vez, pensamos em algo menos espalhafatoso e não tão caro, que a família toda pudesse aproveitar. 


Recoleta: Na minha opinião o bairro mais lindão de Buenos Aires, que abriga lojas do grife, prédios sofisticados onde vivem os ricos, e o tradicional Hotel Alvear.


Puerto Madero: Meu lugar favorito desde a primeira vez que fui a Buenos Aires. Dessa vez atravessei a ponte e caminhei pela margem menos movimentada do rio. Rende muitas fotos. 




Cabaña Las Lilas: Outra atração da Argentina que ganhou um texto inteirinho somente para ela em 1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer. A carne dos caras é boa demais, sem falar no atendimento e na localização. Mas prepare o bolso, porque é caro! 



Cemitério da Recoleta: O entra e sai de turistas ali impressiona. Para ser bem sincera, só entro em cemitérios em último caso. Então, não era porque eu estava viajando (e também porque aquele é um cemitério bonito, se assim pode-se dizer) que eu ia mudar de idéia.


Igreja Nuestra Señora Del Pilar: Enquanto meu marido e meus cunhados passeavam pelo cemitério, eu aproveitei para conhecer essa igrejinha, que fica quase ao lado. Ela é pequena e bem cuidada. Do lado de fora o turista pode comprar velas da padroeira e de outros santinhos católicos, medalhas e terços.

Jardim Japonês: Ingresso baratinho, lugar lindo, perfeito para levar a garotada ou para um passeio a dois.


Galerias Pacífico: Gostei de cara desse lugar já na primeira vez que estive ali, justamente por ser um shopping que não tem tanta cara de shopping. O local foi construído no século retrasado e é considerado uma verdadeira jóia arquitetônica. Meu destaque vai para uma loja bacanérrima de decoração chamada Morph. Tem também uma filial do Freddo e ouvi dizer que a loja da MAC deles é mais completa, por ser MAC Pro, com uma variedade maior de produtos que podem ser adquiridos também por quem não é profissional. 




Onde comer:

El Misarol da Recova - Posadas 1032, Recoleta.

Cabaña Las Lilas - A.M. de Justo 516, Puerto Madero.

Bar Plaza Dorrego - Defensa, 1098, San Telmo.

Brasserie Petanque - Defensa, 596, San Telmo.

Café Tortoni - Avenida de Mayo, 825.

Freddo – Galerias Pacifico, Florida com Córdoba.

Havanna Café Caminito, La Boca.


Fica para a próxima...

Dois lugares que eu queria muitíssimo ter ido,  que cheguei até a incluir na minha programação, foram o Teatro Colon e a Livraria El Ateneu. Mas o lado bom é que eu já tenho dois bons motivos para voltar a Buenos Aires.
Numa próxima oportunidade pretendo tomar um café da manha ou chá da tarde no Café Tortoni, passear com calma pela Avenida Santa Fé e entrar no shopping Alto Palermo. Quero também visitar o Barrio Chino, a Chinatown portenha, que fiquei com vontade de conhecer depois de assistir este ano ao filme argentino “Um Conto Chinês”.   
Ah! E me hospedar no Hotel Palermitano, porque ficar no Centro já deu pra mim!