segunda-feira, 6 de abril de 2015

Cartagena







Cartagena do lado de fora da Old Town

Cartagena do lado de fora da Old Town


A gente demorou para ir à Colombia por puro e simples desinteresse mesmo. Achavávamos que as passagens estavam caras e que dava para investir a mesma grana num lugar que nos atraísse mais. Só que de uns tempos para cá eu passei a querer muito conhecer Cartagena e até comecei a ler O Amor nos Tempos do Cólera (obra de Gabriel Garcia Marquez ambientada na cidade).

É engraçado como isso acontece o tempo todo. Eu não nutria grandes planos de ir a Lisboa e hoje sou apaixonadíssima por Portugal. Tinha o pé atrás com São Paulo e agora vivo querendo voltar. E nunca me encantei muito pela ideia de viajar para o Canadá e atualmente o país ocupa meu top 10 de lugares para conhecer.






E foi com base nessa maluquice que é a mente da pessoa que vos escreve que combinei com meu marido lindo uma trip por Bogotá e Cartagena. Até pensamos em incluir San Andres, mas a previsão do tempo para o período era péssima e não quisemos arriscar. No lugar de San Andrés – vai lendo a loucura… - colocamos Cuba, mais precisamente Havana e Varadero.

Bem, voltando a Cartagena posso afirmar aqui que foi um dos lugares mais bacanas (e lindos, e fofos, e mágicos, e fotogênicos, e românticos…) que tive a bênção de visitar! Já na entrada da Cidade Murada, à primeira vista, eu gostei do que vi. Era início da madrugada e estava tudo iluminado por conta do Natal.





Como bem disse o Lonely PlanetCartagena de Indias é a “rainha da costa do Caribe, cidade de conto de fadas e romance…”.






O que fazer:

Passeio de Chiva: Achei que valeu a pena pois fazia um calor absurdo na cidade e tudo que não queríamos era caminhar sob o sol. Com a chiva passamos por diversos pontos importantes (Castillo de San Felipe, Bocagrande, Convento de La Popa, Monumento a Los Zapatos Viejos, mercado de artesanato) e aprendemos muitas coisas sobre a cultura local com o guia. 





Museo Del Oro: Nem se compara ao de Bogotá (que é maravilhoso!), mas é gratuito e não deixa de ser interessante.

Plaza Bolívar: Praça onde está o museu acima, o Palacio de la Inquisición e uma cafeteria Juan Valdez. É bem pequena e arborizada. No seu entorno há as icônicas vendedoras de frutas com roupas típicas e carrocinhas de arepas com queijo.



Plaza de La Aduana: Uma das mais bonitas, com arquitetura espanhola.



Plaza de San Pedro Claver: Acho que é a minha favorita. Ali está a Iglesia de San Pedro Claver e diversas esculturas de metal.



Plaza de La Paz e Plaza de Los Coches: Uma grudada à outra. É um ponto imperdível de Cartagena, onde está a Torre del Reloj e um dos portões de entrada-saída.





Parque Del Centenario: Saindo pelo portão da Torre del Reloj, você vai avistar esse parque, que é bem simpático. Do outro lado da rua está o Muelle de los Pegasos, num antigo porto da cidade e belo ponto para tirar umas fotos.





Getsemani: Bairro de Cartagena, que foi citado por Gabriel Garcia Marquez em seu livro. A gente esteve lá um dia à noite para jantar e conhecemos um pouquinho da pracinha e da Iglesia de la Trinidad. Fica do lado de fora do muro.    

    

Passeio a Playa Blanca: O mar tem aquela água limpinha e transparente. A areia é branca, estilo Caribe mesmo. Mas há muitos ambulantes que abordam o tempo todo e pouca estrutura. Fechamos o passeio na recepção do nosso hotel e incluía os transportes e um almoço, que apesar de bem simples estava gostoso (peixe frito, arroz de coco e patacón – banana frita).



Dia X Noite: Nós gostamos mais de Cartagena à noite. Claro que a Cidade Murada é bonita e rende fotos incríveis a qualquer hora. Mas durante o dia o fluxo de carros pelas ruelas estreitas atrapalha as caminhadas e as fotografias. Acho que devia ser proibido carros transitarem por ali, pelo menos em algumas ruas. À noite, o calor amenizava bastante e por ser Natal, estava tudo enfeitado e iluminado, com uma atmosfera meio mágica. Era um perfeito destino de lua-de-mel.

Passeio sobre o muro: Em alguns trechos é possível caminhar sobre a muralha que separa a parte histórica do restante da cidade. Quem gosta de fotografia vai se esbaldar! Há também os portões de entrada e saída e o visual para o mar.





Passeios de charrete: Acontecem à noite e vi muita gente fazendo. Parece legal, mas deixamos para a próxima.

Praça de Santo Domingo: Uma das mais animadas. Fica lotada principalmente de noite, quando muito gente se reune ali para beber ou beliscar alguma coisa. A igreja e a escultura de Botero enfeitam essa pracinha linda.





Resumindo…
De todas as cidades históricas que eu conheci, minha favorita ainda é Cuzco, mas com certeza Cartagena está no páreo por sua e arquitetura e atmosfera romântica. A Old Town é o que há de mais lindo e os restaurantes são muito bons. Há numerosos pequenos hotéis bem charmosos e ainda uma oferta ótima de hostels. Suas praças são o ponto alto e de uma forma ou de outra você vai conhecer todas elas numa simples caminhada pelo Centro Histórico. O mar que banha a cidade caribenha tem uma cor perfeita e um calçadão bom para dar uma corridinha básica. Eu adorei Cartagena e desejo muito um dia voltar! 

XOXO