quarta-feira, 15 de maio de 2013

Carolzita em Cuba












Minha irmã Carolina acaba de chegar em Nickity City depois de passar uma semana entre Havana e Varadero. Ela foi com o marido e o sogro para uma conferencia de física e voltou maravilhada com o país do rum, dos charutos e da melhor medicina do mundo.

Em Havana eles ficaram hospedados no Habana Libre, em Vedado, uma área mais boemia da cidade. Mas ela sugere Habana Vieja (Old Havana) como melhor opção para quem vai a turismo, pois é uma região mais bonita, histórica, com mais restaurantes e coisas para fazer. 






Segundo me contou, apesar da falta de dinheiro, o cubano é um povo alegre e cativante. Ouve-se música por onde quer que se passe e o astral é ótimo. Carol só estranhou a mania que eles tem de pedir coisas aos turistas, em geral coisas bobas que para eles são tão inacessíveis como uma simples bijuteria. 









Havana parece ter parado no tempo com aqueles carros raros e antigos. O hábito de beber mojitos e daiquiris é outra marca registrada da cidade. E não se pode falar da capital sem citar um dos personagens mais ilustres: o escritor Ernest Hemingway, ganhador de um Nobel da Literatura, que adotou o país caribenho como sua verdadeira casa durante 21 anos. Dois pontos obrigatórios para qualquer turista são os bares Floridita e Bodeguita Del Medio, que o norte-americano costumava freqüentar.   










Em Varadero o trio ficou no Allegro Varadero, da famosa rede internacional Occidental, que também tem hotéis em Aruba, México, Republica Dominicana e Espanha. No geral, ela gostou bastante dos serviços, do quarto, dos drinks. A única reclamação foi com relação comida, meio fraca, o que parece ser um problema recorrente em resorts all inclusive.   










Depois de tudo o que ela me contou, Cuba entrou rapidinho na minha wish list :-) :-)