domingo, 6 de janeiro de 2013

Lisboa – Onde comer






Eu considero Portugal como sendo a “Europa Possível”. É o seguinte: eu conheço muita gente que sonha em ir para o continente, mas não sabe bem como se planejar, morre de medo dos gastos em euro, crê que tudo lá é demasiado caro e por aí vai... Mas, em se tratando da terra de Saramago, não há muito o que temer.

Também tinha esse receio, afinal, aqui em casa não tem nenhum rico. Para conseguir viajar a gente economiza – e muito – durante vários meses. Sem falar que até uns 7 anos atrás não tínhamos muita experiência em viagens internacionais. Começamos de mansinho pelos países sulamericanos, depois passamos pelos EUA, para finalmente chegarmos a Europa.

Foram dois mochilões de um mês cada, sendo que no último, incluímos Lisboa. Dos cinco países do roteiro, Portugal foi o mais barato. Pagamos apenas 69 euros por noite no super digno Íbis Liberdade, todas as igrejas que visitamos tinham entrada gratuita (coisa rara na Europa), o ticket de metro e das atrações em geral eram muito em conta. Assim, sobrava dinheiro para explorar o melhor de tudo: a comida!

Em Lisboa tivemos a oportunidade de experimentar o que há de bom na gastronomia portuguesa. Bacalhau de tudo que era jeito, pastel de Belém todos os dias, pães e azeitonas de todos os tipos, sem falar nos queijos, um mais gostoso que o outro.

Por essas e outras eu acho que Portugal é a Europa acessível, possível. Ah! E deliciosa, claro.

Onde comer (eu fui e indico):

Solar dos Presuntos: concorrido e de ótima qualidade, fica ao lado do Elevador do Lavra. Porções grandes e entrada ótima. Meu favorito.

Queijo do Azeitão no Solar dos Presuntos: 
durinho por fora e derretido por dentro

Bacalhau com batatas do Solar dos Presuntos   


Cervejaria Trindade: apesar do nome remeter a idéia de beber cervejas e beliscar, o lugar está mais para restaurante mesmo. Comida muito boa. Amei!

Cervejaria Trindade: mais bacalhau!

Bacalhau à Bras, da Cervejaria Trindade    


Casa do Alentejo: o lugar me pareceu um pouco decadente. Meu prato estava médio, mas meu marido gostou do dele. Por ser um espaço tradicional, achamos que valeu a pena conhecer.

Jantar na tradicional Casa do Alentejo

Casa do Alentejo


Hard Rock Café Lisboa: tá bom, eu sei que não é o lugar que espera ir numa cidade onde a gastronomia local é o seu grande trunfo. Mas... era nossa única opção para almoço. Fomos logo na chegada, quando estava tudo fechado, perto das 16 horas. Gostei bastante, o ambiente é uma beleza e o padrão de qualidade de sempre.

Café Restaurante Martinho da Arcada: na linda Praça do Comércio, comida gostosa e bom atendimento. Eles servem umas mini porções então a gente pode experimentar duas, três variedades de prato sem culpa.

Bolinhos de bacalhau do Martinho da Arcada

Mini porção de sardinhas fritas no Martinho da Arcada

Martinho da Arcada: qualidade e boa localização 


Pasteis de Belém: acho que 10 entre 10 pessoas indicam esse lugar. A fila na porta espanta, mas não desista, porque ela é formada por gente querendo levar comidinhas para viagem. Arrumar uma mesa não é tão difícil assim. Os pasteis de Belém, receita carro chefe da casa, são deliciosos assim como os bolinhos de bacalhau e pasteis de carne.   

Fila enorme na porta da Pasteis de Belém  

O pastel de Belém do local é realmente campeão


Portugália Balcão: rede de fast food 100% portuguesa. Serve menus com pratos típicos combinados com cerveja ou refrigerente. Bom, bonito e barato.

Sanduba de bife com presunto e fritas na Portugália 

Bife com fritas e ovo frito na Portugália 


A Padaria Portuguesa: Nessa charmosa padaria/confeitaria eu experimentei o pão de Deus pela primeira vez e adorei.  

A Padaria Portuguesa: lindinha e gostosa 


A Brasileira: O interior desse café no Chiado é uma graça. As mesinhas do lado de fora dividem espaço com a estátua do escritor Fernando Pessoa, freqüentador do local. Achei o pastel de Belém apenas bom. 

Pastel de Belém do A Brasileira


Manteigaria Silva: Essa deliciosa delikatessen fica bem pertinho da Praça da Figueira, numa área super turística. Nós passamos em frente e não resistimos em entrar. O atendimento foi excelente, experimentamos cada coisa maravilhosa e ainda levamos outras para comer no hotel.  


Manteigaria Silva: o paraíso dos queijos


Frios deliciosos da Manteigaria Silva e pães 
tudo de bom da A Padaria Portuguesa

2 comentários:

  1. Ana Paula.

    Os pastéis de Belém são minha perdição. Engraçado, pois quase não como doces, mas aqueles pastéis quentinhos, cheirosos, deliciosos não me saem da cabeça jamais!

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia!
      Acredita que eu nunca tinha comido esse doce antes?!
      Realmente são mt gostosos.
      Gostei demais!!!
      Bjksss

      Excluir