segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PRAGA: Conhecendo Staré Město e Nové Město








Se for falar aqui em beleza, me arrisco a dizer que Praga é o lugar mais lindo que já vi em toda a minha vida... Quando eu estava nos preparativos para ir até a capital tcheca, minha irmã comentou comigo que a cidade mais parecia um cenário de filme, por ser tão única e especial. Eu acabei tendo a mesma impressão. E para dar mais brilho ao que já está perfeito: é um dos destinos mais baratos da Europa.






Nós tínhamos acabado de passar por Barcelona quando desembarcamos na Republica Tcheca. Como eu já disse no outro post, a cidade mais badalada da Espanha é cara. Paga-se bem para entrar nas atrações, para comer em um restaurante legal, para se hospedar num hotel decente. Então, por mais que eu já tivesse lido zilhões de vezes que o Leste Europeu é mais em conta que o restante do continente, ver que nosso dinheiro rendia mais ali foi bem reconfortante.







Outra coisa bacana de Praga é que dá para fazer basicamente tudo a pé, o que eu particularmente prefiro muito. A cidade conta com vários pontos turísticos divididos entre Staré Město (Cidade Velha), Nové Město (Cidade Nova) e o bairro Malá Strana, separados pelo Rio Vlatva, que pode ser atravessado com muito mais charme pela mítica Ponte Carlos (Karlův Most).

Staré Město (Cidade Velha)

Orloj – Relógio Astronômico


Logo de cara fomos conhecer o tão falado Relógio Astronômico, o Orloj. A cada mudança de hora, um pequeno showzinho acontece na Prefeitura, na Praça da Cidade Velha de Praga.  Uma caveirinha representando a morte puxa uma corda e os 12 apóstolos surgem nas 2 janelinhas. Muita gente se aglomera para ver, tirar fotos, filmar e depois que as janelas se fecham, um homem de roupas medievais toca corneta lá do alto da torre e recebe muitos aplausos.

Por falar na torre, pode-se subir ao topo pagando um ingresso baratinho. Praga é lindo vista do alto por conta de suas cúpulas e telhados, então acho que vale a pena. Nas extremidades da Ponte Carlos também existem torres abertas a visitação, mais uma vez a um precinho super camarada.





Catedral de Nossa Senhora de Tyn

Ainda na Praça da Cidade Velha de Praga aproveite para visitar a Catedral de Nossa Senhora de Tyn. A entrada é meio escondidinha, mas você vai encontrar. Seu visual gótico, principalmente de noite, com aquela iluminação mágica, é imperdível. A Igreja de São Nicolau também fica no entorno da Praça, para quem quiser visitar.




Rudolfinum - Filarmônica Tcheca

Nesse lado da cidade estão também o Sex Museum e o Prašná brána (Portão de Pólvora). O lindo prédio Rudolfinum (Filarmônica Tcheca), também se localiza em Staré Město, de frente para uma praça linda e pertinho das margens no Rio Vlatva. Chegamos a entrar, fomos até a lojinha de souveniers, conversei um pouco com duas funcionarias, mas não havia visita guiada para fazermos naquele momento. Pelo menos deu para conhecer um pouquinho.  



Josefov - Bairro Judeu

Fizemos também o circuito de visitas as sinagogas no bairro judeu, o Josefov, outro integrante da parte antiga da cidade. Compramos nossas entradas (1 bilhete dá direito a algumas delas e ao cemitério) e seguimos as instruções no mapa do ingresso. A que mais gostei foi a Sinagoga Espanhola, pela beleza dos detalhes no seu interior.

O ingresso para as Sinagogas de Praga (um pouco mais caro) inclui o acesso ao Cemitério Judeu, que é impressionante. Nunca vi nada igual. São lápides praticamente grudadas umas nas outras e várias camadas de tumbas. O número de pessoas enterradas ali é incerto, mas acredita-se que possa chegar a 100 mil.

Pelo que eu li antes de viajar o Bairro Judeu foi paupérrimo em séculos passados e o povo que ali vivia formava uma espécie de gueto, separado do restante da população. Mas o tempo passou e o Josefov seu tornou uma área abastada, repleta de joalherias e lojas como Bottega Veneta, Prada, Tiffany and Co e Rolex. A rua Pařížská é certamente o endereço mais chique de Praga em se tratando de compras. Caminhando pela região nos deparamos com o Hotel Four Seasons (sonho meu), as margens do Rio Vlatva.












Nové Město (Cidade Nova)

Praça Venceslau - Vaclavske Namesti


Continuando nossas andanças percorremos o distrito de Nové Město, que acredito ser o centro propriamente dito de Praga. Ali fica a Praça Venceslau (Vaclavske Namesti), de onde parte uma rua larga repleta de lojas, magazines, hotéis, bancos e restaurantes. Logo ao fundo da estátua de São Venceslau montado num cavalo está o Museu Nacional, o mais importante. A Praça Venceslau serviu de palco para a Primavera de Praga e a Revolução de Veludo.




Prédio Dançante - Tančící Dům

Outro ponto super fotografado da região é o Prédio Dançante (Tančící Dům). O edifício contrasta bastante com o restante da arquitetura da cidade, por ser moderno e novo (foi construído ha menos de 20 anos). No Prédio Dançante funcionam escritórios e em sua cobertura está o restaurante Celeste, que não chegamos a conhecer.


  

Anotações:

Eu li muito que os taxistas de Praga são pouco confiáveis. Verdade ou não, preferimos fugir do risco. Chegando ao aeroporto, seguimos até o balcão de atendimento ao turista e contratamos um serviço de shuttle, pagando barato. Dividimos uma espécie de van com outros turistas e demos sorte, porque a única parada (a van segue direto ao centro antigo) ficava a poucos metros do nosso hotel.   

Em Praga eu notei um fenômeno inverso ao observado aqui no Brasil. Muitas mulheres pintam o cabelo de preto ou castanho escuro. Fica estranho, pois em quase todas dava para perceber a raiz clarinha dando o ar da graça. A recepcionista do nosso hotel foi apenas a primeira mulher que vi lançando essa moda durante nossa estada.

Logo na primeira noite na cidade fomos até a estação de trem comprar nossos bilhetes para a Áustria e fui bastante maltratada pela atendente que chegou a dar socos na mesa por não estarmos conseguindo estabelecer uma boa comunicação (ela tinha um inglês bem fraco). Isso me deu uma impressão ruim do povo tcheco, o que se intensificou ainda mais devido a outras “patadas” que tomamos ao longo dos 6 dias de viagem por lá. Uma pena...

Praga é conhecida como a “Cidade das 100 Cúpulas”. Para mim o apelido faz todo o sentido, uma vez que esta foi a cidade mais bonita vista do alto que conheci. Outra denominação fofa dada a Praga é “Paris do Leste”.

Um dos personagens mais ilustres de Praga é o escritor Franz Kafka, que ganhou até museu com seu nome.

A noitada de Praga é bem famosa. Mas nada a "velha" aqui pode acrescentar sobre o tema. 

Outra jóia de Praga é a sua cerveja. A Pilsner Urquell é mega consumida e bem barata.   

Os cristais boêmia de Praga são famosos mundialmente e enfeitam as vitrines.

As marionetes também dividem as atenções dos clientes. São lojas e lojas vendendo os bonecos manipulados por cordas.

No próximo post vou escrever sobre a Ponte Carlos e o bairro de Mala Strana. E tem ainda minha dica de hotel!


XOXO


2 comentários:

  1. Suas fotos estão lindas! Parabéns... Beijis

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Carol!
    As fotos são do meu marido. Ele é o fotógrafo oficial da dupla rsrsr.
    Bjsss

    ResponderExcluir